Retinoblastoma Dia Nacional

Retinoblastoma Dia Nacional – Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce

Comemorado em 18 de setembro, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma foi instituído pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) para educar a população brasileira e os profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular mais comum na infância. O objetivo da campanha é salvar a visão e a vida de milhares de crianças. Isso porque o retinoblastoma pode causar cegueira e até levar a criança à morte.

O retinoblastoma é um tumor ocular maligno que se origina nas células da retina, a parte do olho responsável pela visão, localizada na parte posterior do olho. É o tipo mais comum de câncer ocular em crianças. Pode estar presente já no nascimento ou aparecer depois.

Na maioria dos casos, a doença atinge crianças de 0 a 5 anos. A doença pode ser hereditária, mas não em todos os casos.

O principal sintoma da doença é um reflexo branco na pupila, presente em 90% dos casos diagnosticados, mas quando ele aparece significa que a doença já está em estágio avançado e as chances nesse caso são menores.

Outros sintomas são: Estrabismo, fotofobia, dificuldade visual, inflamações e até conjuntivite.

O diagnóstico precoce aumenta as possibilidades de preservar a visão e a vida da criança,

O tratamento do retinoblastoma depende do estágio da doença, geralmente,  quanto mais precoce menos agressivo e com mais chances de cura.
Mais de 90% dos casos detectados em estados iniciais são curáveis  com chances maiores de  preservação da visão.

Acesse a matéria completa aqui e saiba mais sobre o assunto.

Lembre-se, o retinoblastoma é um tumor extremamente agressivo, mas tem 90% de chance de cura, quando diagnosticado precocemente.

O ideal é ficarmos sempre atentos aos olhos das crianças e ao menor sinal de anomalia procurar um oftalmologista.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram